os cantos da casa

O programa "Os Cantos da Casa" surgiu na Rádio Nova, no Porto, desde a abertura daquela estação, em 1989 e ali se manteve até 1992. Ainda neste mesmo ano, prosseguiu uma efémera existência na Rádio Press, também do Porto. Trata-se de um programa de (e sobre) música portuguesa, nas vertentes da sua divulgação e da sua crítica, partindo do pressuposto de que existe, em todos os géneros, música portuguesa de qualidade. E mesmo em quantidade mais do que suficiente para preencher a maior parte do tempo das emissões de rádio nacionais.

O projecto que enforma "Os Cantos da Casa" foi para o ar pela primeira vez em 1987,na Rádio Cultural de Ermesinde, com o título "Viagens na minha Terra". Daí transitou para o Rádio Clube do Porto (dirigido por Rui Lima Jorge, recentemente desaparecido), mudando de nome para " O nosso Canto".

Pedro Ramajal, a voz de sempre de "Cantos", nasceu no Porto, onde sempre viveu e vive. Na juventude fez parte daqueles jovens que, das mais diversas maneiras, contribuíram para derrubar o fascismo. Fê-lo divulgando as canções que a censura não permitia que passassem, nem na rádio nem na TV, tendo por únicas armas a voz e uma guitarra. Foi locutor, animador e eventual repórter de rádio. A maior parte da sua vida, porém, foi passada a desempenhar funções sindicais na Caixa Geral de Depósitos, de que foi trabalhador.
Em 2008, com um outro companheiro, João Lafuente, criou um blogue, (livrecidadania.blogspot.pt) dedicado à divulgação do RBI e realizaram, até, uma reunião de divulgação no Porto, na Casa Viva. Conjuntamente com Octávio Fonseca, faz parte do grupo "José Afonso, Uma Vontade de Música", que tem divulgado a música do Zeca em várias cidades do país.

Octávio Fonseca Silva, músico e crítico de música ("A Memória do Elefante", "Mundo da Canção", RCP, Rádio Nova, Rádio Press, é também autor dos livros José Mário Branco – O canto da inquietação, edição Mundo da Canção, José Afonso – Todas as canções, partituras leituras e cifras, cuja autoria partilha com Guilhermino Monteiro, João Lóio e José Mário Branco. Na sua militância em divulgar a obra de José Afonso, tem levado por várias salas do país um workshop sobre a vida e a obra deste cantor, com o título Ler e ouvir José Afonso.

VOZ ONLINE é o nome da rádio licenciada pela Associação Voz Online Rádio - ARDVOZ.

  •  

Registo na ERC nº 700077